terça-feira, 20 de março de 2007

Atitude Empreendedora

O termo ‘entrepreneur’, na língua inglesa, significa aquele que inicia e mantém seu próprio negócio, em qualquer área. Em português pode significar tanto empreendedor como empresário. Existem diversas pessoas que possuem seu próprio négocio (empresários), mas são apenas algumas que são de fato empreendedoras. Um empresário pode ter adquirido uma empresa já formada, ter herdado o negócio da família ou pode ter aberto um pequeno negócio apenas como meio de subsistência, sem necessariamente ter grandes ambições empreendedoras. Assim como, muitas pessoas têm atitude empreendedora sem necessariamente possuir um negócio. Assim, qualquer pessoa, e não apenas o empresário, pode adotar uma atitude empreendedora nas mais diversas situações, seja com o cliente, diante de um problema, durante uma reunião, ao montar a barraca de camping, ao ir a um show de rock ou dando banho no cachorro. Ter atitude empreendedora é manifestar, se não todos, pelo menos alguns dos 7 elementos que descrevo a seguir:
• Superação
• Criatividade
• Iniciativa• Energia
• Valor
• Compromisso
• Risco
Alguns exemplos de atitudes empreendedoras com esses elementos: Aquele motoboy que tem a iniciativa de procurar caminhos alternativos e usar sua criatividade para aproveitar bem o seu tempo. Aquela secretária que está determinada a conseguir a aprovação de seu chefe para a compra de um novo arquivo, para beneficiar os colegas de departamento,...

Conforme pesquisa de Ana Rose Schwingel no site:
http://www.empreenderparatodos.adm.br/empre/mat_24.htm

Um comentário:

Unknown disse...

O blog está ótimo, com postagens muito interessantes e diversas, que agregam muito conteúdo esclarecedor sobre empreendedorismo. Na postagem, citam exemplos práticos que representam atitudes de um empreendedor, que se passam no nosso dia-a-dia, e muitas vezes se tornam qualidades e atitudes que levarão este a um empreendedor de sucesso.